
Repressão aos militares do governo Jango
Wilson Fadul, médico, militar da Aeronáutica, ex-deputado e Ministro da Saúde do governo Jango. Fadul foi um dos militares e políticos mais influentes da década de 1950 e 1960, considerado um dos líderes precursores dos debates sobre saúde pública que, posteriomente, contribuiriam para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). No regime militar foi cassado, preso e sua esposa presa e torturada. Sua narrativa biográfica está no Livro 4 de À esquerda das Forças Armadas brasileiras.
Fonte da imagem: Arquivo Nacional; Domínio Público https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wilson_Fadul#/media/Ficheiro%3ADeputado_(MT)_Wilson_Fadul.tif


Aparato de repressão do regime militar
Anotações do Coronel Pedro Alvarez sobre as torturas no regime militar e os principais expoentes das Forças Armadas envolvidos na organização e na execução delas, desde 1964.
O Coronel Pedro Alvarez foi um dos militares e políticos de esquerda mais importantes do Rio Grande do Sul, eleito vereador e deputado estadual ligado ao governador Leonel Brizola, com o qual participou da Campanha da Legalidade e da base de apoio ao governo Jango. Foi perseguido, preso, torturado e anistiado em 1979. Sua narrativa biográfica é repleta de documentos que ele escolheu ao contar sua história de vida, nos fornecendo cópias do seu arquivo pessoal. Veja no Livro 4 de À esquerda das Forças Armadas brasileiras.
Procurados pela ditadura
Cartaz de pessoas procuradas pela ditadura e consideradas terroristas, entre eles muitos militares à esquerda das Forças Armadas. Quase sete mil deles foram perseguidos sob o regime militar.