
Histórias de Vida
A Série Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola é composta por livros impressos e digitais, com financiamento do Ministério da Educação – MEC em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e a Universidade Federal do ABC. Os livros apresentam boa parte da produção colaborativa de conhecimentos realizada por cursistas, professores/as e pesquisadores/as do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (GDE UFABC). A formação docente continuada em Educação a Distância (EaD, modalidade semipresencial) foi desenvolvida entre os anos de 2015 e 2016, em oito polos da Rede UniCEU (Centros Educacionais Unificados – CEUs – Azul da Cor do Mar, Butantã, Navegantes, Paraisópolis, Perus, São Mateus, São Rafael e Vila do Sol).
A Coleção traz, em seu primeiro volume, um panorama histórico geral e algumas experiências locais e regionais de abrangência nacional, com ampla reflexão acerca das políticas públicas educacionais em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola desenvolvidas pelo MEC e por inúmeras universidades na última década, com formação docente continuada de milhares de pessoas em todo Brasil.
Em seis volumes, apresenta também a reunião da produção individual e coletiva de escritos autobiogŕaficos e projetos de educadores/as das periferias de São Paulo e das regiões metropolitanas, em diálogo com quatro Eixos Temáticos: Diversidade; Gênero; Sexualidade e Relações Étnico-Raciais. Outros quatro volumes trazem resultados de pesquisas e práticas metodológicas sobre Danças Circulares e Diversidades Culturais: Educação para uma Cultura de Paz; Gênero e Diversidades Sexuais; Saberes Interdisciplinares sobre Gênero e Relações Étnico-Raciais no Cotidiano e na Cultura Escolar; e História Oral e Audiovisual e as Experiências e Protagonismos nas Entrevistas Autobiográficas de Educadoras/es da Periferia de São Paulo.

Neste livro o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy apresenta o resultado de uma detalhada entrevista com o físico nuclear e ex-ministro da Ciência, José Israel Vargas. Entre casos e anedotas familiares, lições aprendidas na adolescência e intensa atividade acadêmica e administrativa na maturidade, a narrativa de Vargas, no texto estabelecido por Meihy, torna-se parte da própria história da Ciência brasileira.

Entrevista por José Carlos Sebe Bom Meihy para Revista da Universidade de São Paulo, 1987 - revistas.usp.br

“Às vezes se esquece que as instituições são feitas da vida das pessoas”.
Esta frase, dita por um antigo aluno e professor da Escola Paulista de Medicina/Unifesp numa entrevista de História Oral de Vida para o projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp”, é a que inspira e ao mesmo tempo sintetiza o espírito do Banco de Memórias e Histórias de Vida da EPM/Unifesp.

A Biblioteca Virtual da Fala Escrita, coordenada por Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Universidade de Taubaté), disponibiliza o conteúdo de inúmeros projetos de história oral como, por exemplo, o livro "Da Saúde ao Turismo, um século de sonhos e paixões"
Em celebração aos 100 anos de existência da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo publicou o livro Da Saúde ao Turismo, um século de sonhos e paixões. Resultado de um grande trabalho de História Oral e de pesquisa documental feito pela Fala Escrita, a obra é assinada por Luiz Salgado Ribeiro e Suzana Ribeiro.
A obra está disponível para download gratuito em: Link

Entrevista com José Calazans por José Carlos Sebe Bom Meihy.
Luso-Brazilian Review
Vol. 30, No. 2, Special Issue: "The World Out of Which Canudos Came" (Winter, 1993), pp. 23-33 (11 pages)
Published By: University of Wisconsin Press
